sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Geoff Rowley - 10 anos de Vans [99-09]

Geoff Rowley é um skatista inglês que fez fama no time da Flip Skateboards, entrou no time da Vans em 1999 e desde então vem lançando os melhores tênis para skate de alta perfomance, a grande maioria deles nunca usando nenhum tipo de material que seja de origem animal, os famosos tênis vegan.
Seu primeiro model saiu logo em 1999, na época chamado apenas de Vans Geoff Rowley, e depois foi re-batizado de Rowley Classic.




Vans Rowley Classic


O Rowley Classic é um marco dentro dos models para skate, trazendo toda a simplicidade dos tênis que fizeram sucesso nos anos 90 com a sola clássica Off The Wall, que vem sendo produzida desde o lançamento da Vans em 1966. Esses dois fatores aliados com os diferentes cortes de couro vegan nas laterais e o uso de materiais de alta resistência tornaram o Rowley Classic um norte de como os tênis de skate iriam ser produzidos dali pra frente, fechando um período e iniciando um novo. Até no jogo Tony Hawk´s Pro Skater 2 era possível jogar com o Rowley Classic, no personagem de Rowley e como um tênis a ser comprado para jogar com personagens criados pelo usuário. O Rowley Classic foi produzido em mais 50 diferentes colorways e em 2005 foi lançada uma edição comemorativa, uma parceria entre o skater e a lenda do rock Motorhead, que rendeu uma série paralela do Rowley x Motorhead, além de uma série de shapes lançados pela Flip.






Vans Rowley Classic Motorhead


Seu segundo model foi o Rowley Shams, lançado em 2000 e ficou somente uma temporada a venda. Trazia uma cara mais próxima dos models lançados nos anos 80, sem a sidestripe e com cano médio. Hoje é um tênis muito difícil de ser encontrado, por ter sido descontinuado a 7 anos e nunca ter sido reeditado. Teve um relativo sucesso na época e é primeiro da linha de models batizados com a letra S.



Rowley Shams


Pouco tempo depois Rowley revolucionou novamente lançando o primeiro model da série XL, o Rowley XLT. O XLT (também conhecido como [XLT], por estar impresso assim no tênis) é um tênis muito mais robusto que os dois anteriores, mantendo aproximadamente a mesma altura do Shams e vendeu como água. Na minha humilde opinião é o melhor tênis de skate que e já usei, absurdamente durável e confortável. Foi nesse model que a sola XL foi introduzida no mercado, uma sola bi-composta mantendo a padronagem "diamante" da sola Off The Wall. Foi lançado em mais de 20 colorways. O XLT foi reeditado nos dois anos seguintes, mas hoje o model está descontinuado.



Rowley XLT


Em seguida foi lançado o primeiro herdeiro da série XL, o XL2. Um pouco mais enxuto que seu antecessor o XL2 manteve o sucesso da série bem em alta, também lançado em diversas cores e foi o primeiro a usar materiais diferentes como a lona e a camurça. Aqui no Brasil o XL2 fez bastante suecesso, no período de 2003-2004 era muito fácil encontrar vários exemplares do XL2 em pistas, fotos e em campeonatos. A partir XL2 foi lançado o XL2 Tag, edição limitada que contava com a participação de diversos artistas de rua e marca o início das parcerias da Vans com artistas.



Rowley XL2


Em 2004 Rowley lançou dois models: o finalizador da série XL, o XL3, e o Slims. O XL3 é o único model da série XL que ainda é reeditado, trazendo novas cores a cada ano, e traz um resumo de tudo que foi colocado nos outros dois modelos. Já o Slims é um model bem mais simples que os outros lançados por Rowley, mas ainda assim é possível andar de skate com ele e ter alta perfomance, tanto é que em entrevistas e profiles o próprio Rowley elebca o Slims como seu tênis preferido para andar de skate. O Slims fez bastante sucesso e ainda hoje é possível encontrar em sites de vendas.



Rowley Slims



Rowley XL3


Terminada a série XL, Rowley seguiu a idéia de simplicidade introduzida no Slims e lancou o Squares, usando um novo tipo de couro vegan. O Squares é hoje o tênis que mais vendido (tirando o Classic) nos EUA.



Rowley Squares


Logo após, surgiu Rowley com o Shambles, influenciado por símbolos militares europeus, insígnias clássicas do exército e é o primeiro model assinado por ele a conter a tecnologia Boardfeel de construção, e também inovou por também ter uma versão Hi.







Rowley Shambles Hi e Low


O sucessor do Shambles foi Special, mantendo a tradição do "S" e apresentando um look mais leve e clean, perto do Slims mas inspirado em outro lugar. O Special pega o shape de um tênis lançado pela Vans nos anos 80, o Vans Lampin, e foi misturado com os gostos de Rowley.



Rowley Special


Antes de lançar o grande [X], Rowley voltou seus olhos para série [XLT] e lançou uma nova versão, atualizada, chamada de [XLT ELITE], deixando o tênis mais robusto e largo do que o usual. Um refresco na memória de muita gente que adorava esse tênis e teve a chance de pisar novamente em um novinho.





Rowley XLT ELITE


Pouco tempo depois do Special, surgiu o [X], décimo tênis assinado por Rowley e marca seus 10 anos na Vans. Inovações por todos os lados, pouco peso, cortes inusitados e uma re-invenção dentro da clássica Sidestripe, que subiu e foi incorporada no passador de cadarço, quase se confundindo com o painel lateral.



Rowley [X]


Para finalizar, a última instalação de Rowley foi no Rowley Stripes, um novo olhar sobre Squares como detalhes e aspectos especiais. Rowley foi perguntado qual era seu tênis favorito recentemente, a resposta foi o Squares e uma nova roupagem para o tênis foi feita, gerando o Stripes. A nova tecnologia Boardfeel XD é empregada nesse tênis com exclusividade.



Rowley Stripes

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , ,

Casamento no Vans Be Here


"Hannah, quer se casar comigo? Te amo, Cayden". Tem gente usando o Vans Be Here para pedir em casamento! E você, já mandou sua mensagem ou foto para o telão da Vans no Times Square? Entre em www.vans.com/BeHere e mande seu salve pro mundo todo. Toda hora, por 10 minutos, a webcam da Vans em frente ao telão é aberta aqui no Blog (no box na lateral direita) e na página do Be Here, então fique de olho e veja sua foto por lá!

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Vans Be Here - fotos do dia 01





Ontem a Vans Be Here começou e já está agrupando fotos de gente do planeta inteiro e exibindo mensagens em várias linguas para o ano novo, Natal, um salve pra galera, um alô ou simplesmente o que vier na cabeça.

Aqui no Blog, na barra lateral, existe o widget ao vivo com o que está rolando lá no Times Square. Quando o contador chega no 0, um link ao vivo se abre com as mensagens e fotos que estão passando no telão da Vans. Essas são algumas imagens do dia 01.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vans Be Here

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


Vans Be Here


Esta é a sua chance de colocar uma messagem ou foto num painel digital gigantesco, no coração da Times Square, em Nova York, um dos lugares com a festa de Ano-Novo mais movimentadas do mundo.


Para essa virada do ano, a Vans criou a BeHere, uma forma de você, que gosta da Vans, estar lá no Times Square junto com pessoas do Planeta inteiro mandando uma mensagem ou carregando uma foto que poderá ser exibida no telão da Vans no centro de NY!


Como? Crie um log in no site vans.com/BeHere,  digite sua mensagem e carregue sua foto. Se elas forem aprovadas, nós enviaremos um link do seu grande momento, para você compartilhar com todo mundo que falou que você não ia ser nada nessa vida.


Não quer criar um log in? Envie-nos um e-mail para VANSDOBRASIL@GMAIL.COM com o assunto "VANS BE HERE" e envie sua mensagem ou foto no corpo do email. 


ATENÇÃO -A sua mensagem  não deve ter mais que 160 caracteres, contando letras e espaços. Se você anexar uma foto, não pode ser maior que 5 MB. 


MUITO FÁCIL - entre em www.vans.com/BeHere ou mande um email, aguarde a confirmação e veja sua mensagem ou foto exposta para muita gente! Na época do final do ano o Times Square movimenta mais de 6 milhões de pessoas por dia


Essa é a sua vez de mandar uma mensagem, um recado, um salve, uma palavra, e mesmo fotos para todo o mundo ver! Entre em vans.com/BeHere ou mande o email, mas não deixe de participar! 


@vansdobrasil


Marcadores: , , , , , , , , , , ,

Vans x Suicidal Tendencies

A parceria entre a Vans e o Suicidal Tendencies já apareceu aqui no blog e agora recebe uma adição - um Sk8-Hi estampado com graphics do SxTx.


Marcadores: , , ,

domingo, 13 de dezembro de 2009

Vans AFI

Em 2002 a Vans americana lançou como promoção de verão uma edição limitada do Old Skool com as cores escolhidas pela banda americana AFI num pack que continha um boneco de pano da banda. O tênis durou bem pouco nas prateleiras, mas parece que re-apareceu a preços rídiculos em liquidações no ano seguinte. Tem relato de pessoas que compraram esse tênis por apenas 5 dólares. 
Hoje é um model muito díficil de ser encontrado, até mesmo imagens do tênis, e já entrou em listas de melhores colaborações de marcas com bandas em 2004.

Essa era a imagem que acompanhava o email da Vans anunciando o Old Skool AFI. E o boneco é esse aí.

Marcadores: , , , , ,

Vans Knu Skool

O ano era 1997, o Old Skool já tinha 20 anos de estrada, e com algumas tímidas "atualizações" em 94/95, mas nada muito relevante.
Esse era o cenário que propiciou o lançamento do mais emblemático tênis da Vans da segunda metade do anos 90: o Vans Knu Skool.


Antes de mais nada, muita gente chama o model de "QUINÚ" ou até "CANÚ", mas se pronuncia "NIU" (Knu é uma forma de dizer NEW em outras letras, já que o K seguido de N não se pronuncia, só é dito o NU, portanto NIU SKOOL, seguinda a lógica do OLD SKOOL).

Pronúncias a parte, vamos aos fatos:

O Knu Skool representa uma clara evolução em relação ao Old Skool, sendo a perfeita "atualização" do modelo para as necessidades do skate da época, produzido nos moldes do Old Skool (sidestripe, costuras laterais, bico e calcanhar de camurça, sola vulcanizada) porém com uma robustez maior. Explico essa tal "robustez": nada mais que as laterais, lingua e calcanhar reforçados com espuma. 
Mas a mais marcante diferença entre os dois é o sidestripe, enquanto no Old Skool é somente uma tira de couro, no Knu é uma tira de couro sintético "preenchida" e em alto relevo. Um passo a frente!

 
 
 
 
 
 

Como era esperado, o Knu Skool foi sucesso total, aparecia em shows e clipes (assistindo dvds/vhs das Vans Warped Tour é possível ver em cada banda pelo menos um par de Knu Skool, seja nos integrantes, na equipe técnica, nos roadies, no público) em diversos vídeos de skate, fotos promocionais e no pé de skaters de todas as idades.

Mark Hoppus (Blink 182 e +44) no clipe Josie (1998) usando Knu Skool.

Novamente Mark Hoppus pisando num Knu.

Uma das inovações é o uso da sola Off The Wall 2 (OTWII), que era presente na maioria dos tênis desse período, ainda utilizando o padrao vulcanizado (diamante), mas com a entresola mais reforçada em EVA.


Um ano depois, quando a Vans se instalou no Brasil pela primeira vez (saindo em 2003, e voltando em 2004, trocando de distribuidora e agora está de volta no final de 2009/início de 2010) logo na primeira leva de produtos o Knu Skool estava marcando presença, e como era esperado, sucesso nas lojas. 
Tão sucesso que logo se esgotou, virou raridade e só voltou denovo em 2000. Em 2001 o Knu estava esgotado novamente, e no meio de 2002 foi o último respiro do Knu Skool no mundo, inclusive no Brasil.
Nessa época que foi lançado o famoso "Knu da sola preta", que só tinha a sidestripe branca e todo o resto vinha em preto. 


E o Knu também marcou presença na música, aparecendo nos clipes "Amanhã não vai mudar" do BLiND PiGS (atual Porcos Cegos) e "Danger Drive" do Hateen.

Danger Drive - Hateen
Amanhã Não Vai Mudar - Blind Pigs

Outra ilustre participação do Knu Skool é no filme "Cara, Cadê Meu Carro?".


Um fato interessante sobre o Knu Skool é a (raríssima no Brasil) versão Hi do Knu, o Knu Skool High, lançado simultaneamente com o Knu Skool mas nunca re-editado, infelizmente.



Por esses motivos os Knu Skool se tornou mais de que um simples tênis, mas um marco cultural de uma época. Infelizmente o Knu Skool foi descontinuado em 2002 e nunca mais foi re-editado. Ainda existem deadstocks no Japão e na Alemanha, com muita procura acha. 
Agora é esperar e ver se em alguns anos saia uma versão retro!


Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , ,

var linkwithin_site_id = 214282; Related Posts with Thumbnails