sábado, 12 de dezembro de 2009

Comercial da Vans

Uma coisa muito comum na gringa são os comerciais produzidos por estudantes colegiais e  universitários da área de audiovisual para trabalhos da escola, e muita gente dedica esses comerciais à produtos da Vans. Procurando no youtube achei esse produzido na Universidade Regional de Blumenau, de Santa Catarina:


Só com Slip Ons, esse vídeo ficou em primeiro lugar no concurso que procura talentos dentro da faculdade.
No youtube existem muitos vídeos produzidos por estudantes, alguns bem caseiros e engraçados, mas a maioria é bastante bem produzida, como essa falsa campanha da Vans convidando artistas a desenhar seus próprios modelos:


Bem parecido com o Vans Eye View (vídeo produzido pela Vans em 2006), esse vídeo também é um trabalho de faculdade:


E só para um valor comparativo: dois comerciais oficiais da Vans, um de 1997


e um de quase 10 anos depois, 2005


E para finalizar, um clipe que tem vários Slip Ons e usa a mesma estrutura do comercial produzido pelo pessoal da FURB:

Marcadores: , , , , , ,

Gabe Saporta ama Vans


Gabe Saporta (ex-Midtown e atual Cobra Starship) demonstrando seu amor aos seus Vans.

Marcadores: , ,

Vans x Dave "The Chimp"


Em Setembro  de 2008 a Vans lançou a primeira parceria da marca americana com um artista inglês. O escolhido foi Dave "The Chimp", artista com passado no grafite que já trabalhou em diversas áreas, desde fazendo posters de tours a designs de snowboards, sempre embarcando em cores extravagantes e muito contrastadas. Além disso, Dave é skatista e desde 1998 vem documentando seu trabalho nas ruas do mundo. Essa é a uma foto do primeiro desenho que Dave fez em uma parede:


Em seu site ( www.davethechimp.co.uk ) voce pode ver boa parte do que Dave já fez, como peças de suas exposições, vídeos, ilustrações e fotos além de seus trampos com skate. 


O interessante dessa entrevista é que ela foi produzida na Vans Store de Berlim, pouco após o lançamento do modelo por lá. Um dos assuntos mais legais do vídeo é a atual situação da Vans com os diversos artistas que têm colaborado com a marca. Para quem gosta de arte e Vans, vale a pena assistir o vídeo.

Marcadores: , , ,

Steve Van Doren - Entrevista

A revista online e loja Crooked Tongues fez uma entrevista muito boa com Steve Van Doren, filho de Paul Van Doren, o fundador da Vans. Na longa entrevista ele fala do seu amor e orgulho pela marca, além de muitos fatos e momentos dos 42 anos da marca. Aí vão alguns trechos:

CT: Como você vê essa recente onda de popularidade dos modelos antigos da Vans?
Steve: Nós duplicamos nossos negócios nos ultimos 3 anos e meio. Quando meu pai vendeu a Vans em 1988, ele disse "A Vans é como um hidrante. Fica pingando. Eu nunca gastei dinheiro com propaganda porque eu nunca acreditei nisso". E ele é assim. Eu lembro que antes de ele sair da empresa, eles tinham 3 agências de publicidade, e estavam tentando decidir qual delas que tomaria conta da Vans, porque nós nunca tivemos uma.

(nota, no final dos  anos 80 a Vans entrou em processo de falência, onde o capital da empresa foi aberta e uma corporação tomou os negócios da marca.)

Steve Van Doren no Brasil

CT: E os numeros? Mudaram eles para nomes sem você saber?
Steve: Assim que os tênis começaram a ser produzidos fora dos Estados Unidos, os nomes mudaram. Por toda minha vida o número 44177006 é o iate azul de lona, não o Authentic! O nome Authentic só apareceu em 1994! É um bom nome. (...) Eles têm nomes agora, Old Skool, Half Cabs... Todos eram números para mim! Era? Isso é um 95. Authentic? Um 44.



CT: Quem escolheu o nome  "Off the Wall"?
Steve: Os skatista da época, que estavam saindo das paredes retas das piscinas. O primeiro tênis Off the Wall saiu no dia 18 de março de 1976. (N.T.: o equivalente moderno mais próximo do Off the Wall original é o Era) O primeiro só vinha escrito "Off the Wall" - raramentos colocávamos o nome Vans nos tênis. Mas o Off the Wall era para caras como Tony Alva e Stacy Peralta. Nós tinhamos dois tipos de tag no calcanhar, Van Doren que estava em todos os modelos, e aí que apareceu o Off the Wall.  O nome Vans sozinho só apareceu em 1988, depois que a empresa foi vendida. Para o Off the Wall, só existiam cores selvagens. Se você fosse a alguma loja da Vans e pedisse um modelo iate, o 44, Authentic, no calcanhar vinha escrito Van Doren. Mas se você fosse lá e encomendasse um modelo específico, com as cores de sua escolha, aí era um Off the Wall. Meu pai era um cara simples, tênis para homens em caixas azuis, crianças em caixas laranjas e mulheres em caixas verdes.


Para a entrevista completa (em inglês) visite o site da Crooked Tongues.

Marcadores: , ,

Vans Vintage

Marcadores: , , , ,

Vans Custom - ´78

Vans ICONoclasts

Durante todo o ano de 2008 a Vans International postou em sua página, vídeos de diversos artistas, skatistas e músicos falando sobre a importância dos ícones e quem eles consideravam seus ícones. Agora a Vans compilou os vídeos e acrescentou uma série de fotos com os entrevistados:


Henry Rollins, 47, é cantor, compositor, comediante, ator, escritor, apresentador de TV, entre outras funções. Num currículo longo que vai de skatista de Washington a voclista do Black Flag, Henry Rollins é um ícone.

Lemmy Kimilster, 62, líder do Motorhead. Lemmy passou por diversas bandas e trabalhos nos bastidores da música desde meados dos anos 60, mas foi em 1975 com a fundação do Motorhead que Lemmy marcou seu nome a ferro. O Motorhead tem uma firme relação com a Vans via Geoff Rowley, inglês apaixonado pela banda que estampou o brasão da banda em diversos tênis assinados por ele.

Stacy Peralta, 51 , Z-Boy original, um dos fundadores da Powell-Peralta, desbravador do vídeo de skate e hoje premiado cineasta. A relação de Peralta com a Vans passa a casa dos 30 anos, muito bem representados em todas as áreas que ele se envolveu. Lenda viva.

Robert Williams, 65, artista. Mas ficar só em artista é pouco, Williams fundou a revista Juxtapoz, fez parte da Zap Collective e se fundamentou em um estilo próprio,  misturando elementos comuns ao imaginário do Sul da Califórnia. Carros velozes, garotas gostosas, o sol e o calor, tudo por um olhar apocalíptico surreal e altamente cinematográfico. Isso é tentar explicar um pouco do que é o trampo do cara. Um exemplo mais próximo é a capa de Appetite for Destruction do Guns n´Roses que foi proibida nos EUA. Era uma obra de Williams.


Para assistir os vídeos e ver mais personalidades, entre em www.vans.com/icons

Marcadores:

Stacy Peralta

Stacy Peralta em 1976.

Marcadores: , ,

Grindin´ : An Oral History of Skateboarding Shoes - Complex

O site-revista Complex fez uma matéria contando a história dos tênis de skate no melhor estilo "Mate-me Por Favor", só com testemunhos orais transcritos na íntegra e como foram falados. A matéria está em inglês mas eu selecionei uns trechos:


Steve Van Doren, Vans: (No passado) somente 3 companias faziam tênis vulcanizados: Keds, Converse, e uma outra que faliu.

Tony Hawk, lenda do skate: O grande problema com os COnverse Chuck é que o skate comia toda a lateral por causa dos ollies o tempo, e também na ponta dos pés por causa dos slides.

Van Doren: Meu pai abriu a Vans em 2966 - lá pelo meio dos anos 70, TOny Alva e Stacy Peralta usavam os nossos tênis.

Stacy Peralta, skate legend: (A Vans) não era só a primeira empresa na cena, mas eles apoiaram o skate enquanto nenhuma outra empresa pensava em se envolver.

Van Doren: O primeiro tênis de skate nasceu em 18 de março de 1976. Nós colocamos um adesivo no calcanhar que dizia Off The Wall, uma expressão usada pelos skatistas nas sessões nas piscinas. Era basicamente um têns de lona com uma sola vulcanizada. Nós o chamávamos de Style 95.

Hawk: Eu achei que virei um skatista melhor quando finalmente arrumei um par de Vans. Eu ficava feliz só de olhar para caixa quando eu o trouxe pra casa.

Van Doren: O próximo tênis foi o Style 36 em 1977. Tinha couro na frente e atrás e uma linha lateral (sidestripe). Hoje chamam ele de Old Skool.

Steve Caballero, lenda do skate: Na primeira vez que eu entrei em uma pista de skate em 1978, eu vi pessoas usando Vans. Primeiro eu comprei os baixos, o Old Skool.The grooves hit really nice on the grip tape.

A matéria completa (em inglês) está aqui

Marcadores: , , , , , , , ,

Seen on Vans

Hayley Williams, vocalista do Paramore usando um Vans Old Skool Social Distortion no Texas em 2008. 

Marcadores: , , , , ,

Crise + piscinas vazias = Pool Sessions

2009 está chegando ao fim e a crise econômica que bateu em todo mundo teve seus efeitos no mundo do skate. Nos EUA, um dos efeitos imediatos da crise foi o enfraquecimento do setor imobiliário, forçando famílias a botar suas casas luxuosas a venda em função da falta de crédito. 
Esse efeito tem acontecido principalmente no sul da Califórnia, onde o skate como conheçemos foi criado. Muitas dessas casas têm em seus quintais piscinas perfeitas de concreto, construídas por emergentes empresários no boom do da internet.



Exatamente como aconteceu na grande seca no meio dos anos 70, as piscinas vazias foram invadidas por skatistas locais, que espalharam a palavra e chamaram mais skaters para esses picos secretos. Mas a grande jogada é que no lugar dos binóculos que os Z Boys usavam para procurar piscinas, esses garotos as encontram via Google Earth, com imagens detalhadas da piscinas antes mesmo deles colocarem os pés nela.


Isso criou uma movimentação na internet que convidou skatistas da Europa e da Austrália a pegarem aviões só para conhecerem essas piscinas. Cidades como Fresno tem sofrido bastante com a desvalorização imobiliária, e de acordo com a matéria do New York Times que apresentou esses garotos, os únicos que estão tendo algum mínimo proveito da crise toda são esses skatistas, que depois de anos de escassez das famosas piscinas californianas agora não tem tempo de conhecer todos.


Como no passado, as piscinas nunca estão nas condições perfeitas para o skate, então os próprios caras levam equipamento de drenagem, secam a piscina, limpam a região e andam o dia inteiro. Em troca pelo uso das piscinas, ninguém pinta ou deixa lixo no lugar.

Half Cab
Slip On

Para ver a matéria completa (em inglês) clique aqui.

Seen on Vans - Rise Against

Rise Against em Nova York.

Marcadores: ,

Suicidal Tendencies x Vans

Seguindo com o famoso Vans Band Project, uma instituição da Califórnia se junta a outra. A banda que levou as roupas de gangues de negros e latinos para os palcos, gritando sobre skate, misturou o hardcore com metal e ficaram 4 anos banidos de tocar na sua cidade natal e claro, uma das bandas mais tradicionais que aquele solo ja criou. Tô falando do Suicidal Tendencies, uma das muitas bandas que tem apoio da Vans International e lançou em 2009 um pack em parceria com a Vans Syndicate.


O modelo escolhido é o Era, em duas tonalidades de preto e azul, com toda a parte interna com grafismos com letras do Suicidal nas fontes de pixação do sul da Califórnia, que já fazem parte do imaginário em volta da banda, e também do padrão em X que ficou famoso nas bandanas da banda.


Dois produtos de merchandising que já são clássicos também fazem parte do pack, a camiseta baseada em Possessed to Skate e o OG Cap, famoso pela sua aba inferior escrita SUICIDAL, mas dessa vez em versão de luxo.

Possessed to Skate

You Can´t Bring me Down

O Suicidal continua firme e forte na estrada, mesmo sem lançar material novo desde década passada e sobrevivendo aos problemas com o joelho do vocalista e fundador Mike Muir, que já passou por duas operações mas continua possuído no palco. POSSESSED TO SKATE!

Marcadores: , , , , , , , , , ,

Seen on Vans


Imagem de protestos na Grécia em 2009.

Marcadores: , , , ,

Made For Skate

Começou como uma exposição itinerante e hoje se tornou em um coletivo e um livro: MADE FOR SKATE, um dossiê profundo sobre tênis e skate, tênis para skate e tênis de skate. 
A Vans tem larga participação no livro, passando pelos clássicos que determinaram um estilo de fazer calçados até a ponta da tecnologia empregada nos tênis desde o final de década passada.


Como o livro ainda não foi lançado no Brasil (e ainda não existe previsão), você pode conferir trechos dele online clicando aqui.

Marcadores: ,

Steve Caballero in "Planet of the Apes"


Steve Caballero como Cornelius de Planeta dos Macacos - Invert

Weird Al Yankovic

Weird Al Yankovic ficou muito famoso durante as décadas de 80 e 90 fazendo paródias dos grandes hits que assolavam as rádios no momento, além de uma extensa carreira como humorista, apresentador, produtor de TV, músico e acordeonista. Além dessa longa lista de qualidades, Yankovic é um colecionador de Vans, desde o início dos anos 80.


O site CNN Money fez uma pesquisa com o tema da obssesão por marcas, mostrando casos de identificação tão profunda entre um usuário e uma marca específica.


Yankovic tem mais de 110 pares, principalmente Slip Ons, que podem ser vistos em capas de discos, shows, clipes e na vida real do cantor-humorista.

Marcadores: , ,

Angel Ramirez editado por Dustin Dollin


Vídeo do amador tomado Angel Ramirez editado pelo Dustin Dollin. THE FUTURE IS NOW!

Marcadores: , , ,

Vans Vault Hi Fi Lx

Pegando carona nos tênis ultra altos, a Vans introduz o Hi Fi dentro da linha Vault desse ano. Mais alto que o Super Sk8 Hi, o Hi Fi aparece em 3 versões de luxo, utilizando pêlo de pônei e material metálico dourado.




Um dos heats nesse ano são os tênis muito altos e consequentemente, a maxi-língua que abre espaço para tags gigantes, assinaturas e intervenções gráficas na língua. Os passadores superiores aparecerem no sistema de gancho, no mesmo estilo das botas de escalada e de snowboard.

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

Vans 1977

Em 2008 a Vans resgatou cores originais do Mid Skool para uma edição limitada, somente vendida nas lojas selecionadas da Classic Kicks e na Colette de Paris. A inspiração dessa edição era um antigo cartaz da Vans americana, um showcase de todos os modelos de skate que a empresa produzia, mostrando os primeiros designs desses tênis. A partir disso, a Vans recriou com perfeição o Mid Skool e o Era exatamente como eram produzidos em 1977, utilizando os materiais mais próximos com os da época em que os Z-Boys ganhavam os models diretamente das mãos de Van Doren pai. O sucesso dessa edição foi tão grande (é só ver no ebay) que a Vans decidiu resgatar outro anúncio de 1977, recriando o Old Skool e o Mid Skool (em novas cores) no mesmo espírito da edição passada : fidelidade ao modelo original.


1977 é um ano muito especial para a Vans, pois foi o ano que o primeiro model totalmente desenvolvido para o skate foi lançado, o Style 36, rebatizado de Old Skool anos depois. O Style 36 era uma evolução direta do Style 95, model desenvolvido pela Vans em parceria com os skaters Stacy Peralta e Tony Alva em 1976, trazendo a clássica combinação azul/vermelho que virou febre entre os skaters e se tornou o substituto do Vans Authentic que reinava sozinho desde 1966.


Os dois anúncios que inspiraram as coleções.

Detalhe: essas 6 colorways apresentadas aqui são somente as cores disponíveis no site da Vans americana, a promessa para essa temporada é que os dois modelos da linha '77 apareçam em diversas cores e combinações de materiais, espalhadas pelos revendedores Vans pelo planeta.

As imagens dos anúncios foram retiradas do site Skate Curiosidade, um blog que faz um trabalho sensacional de resgate de importantes momentos da história do skate, recheada com imagens de várias revistas nacionais e gringas. Para quem gosta de skate, é leitura recomendada!

Slip On Custom para Katy Perry

A cantora revelação Katy Perry é uma notável celebridade que usa Vans. Namorou por um bom tempo o o vocalista do Gym Class Heroes Travys McCoy, que também é colecionador de Vans, e não por acaso, tocou em boa parte da turnê de verão Vans Warped Tour do ano passado como suporte à sua turnê do disco "One of the Boys"


Um ano depois dessa estréia, Katy Perry prepara uma nova turnê para esse verão e encomendou para a "customizadora de luxo" Lisa Freede para produzir um Vans Slip-On que parecesse um globo de discoteca rosa, quadriculado por todo o sneaker. Lisa costurou manualmente pequenos cristais Swarovski fazendo esse custom único para a cantora, uma peça 1 de 1.




Moshs são "proibidos" pela organização da Warped Tour.

Seen on Vans

Pharrell Willians
var linkwithin_site_id = 214282; Related Posts with Thumbnails